Você Sabia... . Você Sabia? Sinusite

Você sabia que…

• Ao contrário do que muitos pensam, a sinusite tem, sim, cura?
  • A grande maioria dos casos de sinusite é aguda, e o tratamento medicamentoso é quase sempre suficiente?
  • O que pode ocorrer é o fato de ela ser recorrente, mas não incurável?
  • Cada episódio pode ser curado isoladamente, mas o paciente pode vir a ter novos episódios ao longo da vida?
  • Por isso pensar que ela é incurável seria o equivalente a dizer que o resfriado não tem cura?
  • Entretanto, existem casos com complicações que podem levar à cegueira ou mesmo à morte, frente à proximidade dos seios da face com os olhos e o cérebro?
  • Só TEM sinusite quem tem a forma crônica da doença, que constitui a minoria dos casos? Pois quem tem a forma aguda ESTÁ com sinusite.
  • Portanto, quase todos erram ao dizer que têm a doença?
  • Na forma crônica, vários fatores podem estar envolvidos, desde distúrbios genéticos, imunológicos, anatômicos, etc.? É por esta razão que seu tratamento varia de medicamentos a cirurgia.
  • Em relação aos procedimentos cirúrgicos, que no passado constituíam-se de acessos feitos pela boca e altamente invasivos (conhecidos como “raspagem” pelos pacientes), chegamos aos atuais, em que tudo é feito por vídeo-endoscopia, sem cortes, chegando ao ponto de não ser necessária a remoção de tecidos, somente a dilatação dos seios da face com balões, como nas angioplastias cardíacas? Desta forma, tais procedimentos passaram a ser praticamente indolores.