Artigos . Entenda o que é a “Tendinopatia Patelar” e a “Escoliose”?

Tendinopatia Patelar

(“Jumpers Knee”)

Dores nos joelhos são comuns em pacientes que realizam atividades de impacto como corrida, futebol, vôlei e handebol. A tendinopatia patelar causa dor na região inferior da patela. Inicialmente a dor surge após as atividades físicas, entretanto quando não tratada pode evoluir para dor durante as atividades físicas e até para dor ao repouso.Tendinopatia Patelar

O exame físico ortopédico e exames de imagem são importantes para o diagnóstico diferencial de outras patologias como a condromalácia patelar e as osteocondrites.
Somente após diagnóstico preciso pode ser iniciado o tratamento adequado.

 

Escoliose

A Escoliose é uma deformidade da coluna vertebral caracterizada por desvio no plano frontal associado a desvio rotacional das vértebras.

EscolioseO diagnóstico da Escoliose é realizado através do exame físico ortopédico, onde podem ser observadas alterações como: desnivelamento dos ombros e bacia, assimetria no posicionamento dos braços.

Após o diagnóstico clínico é importante a mensuração do grau de deformidade (grau de desvio – ângulo de Cobb). Com a realização do RAIO-X panorâmico é possível calcular o grau de desvio e estabelecer o tratamento específico.


Escrito por:
Dr. Marcelo Mitsuro Matsuda – CRM: 104.013