Artigos . Como fazer seu filho ir para a cama

Dicas de Pediatria

Dr. Francisco Soares Netto
CRM: 14.721
Médico especialista em Pediatria e Homeopatia

“Meu filho dorme mal, desde que nasceu”

“Demora em iniciar o sono, parece brigar com o sono”

“Tenho de deitar com ele, para que possa segurar meu cabelo ou minha orelha, senão não dorme”

Pediatria Granja Viana

O QUE FAZER?

Antes de tudo é preciso que haja muito dialogo, compreensão, bom senso, autoridade e disciplina, de todos os membros da casa, para obtermos resultados satisfatórios, para este problema, que é frequente no nosso consultório.

QUANDO COMEÇAR?

Desde os primeiros dias de vida, usando o bom senso e respeitando as limitações próprias do recém-nascido.

Nada está perdido se a criança for maior, pois estas, também poderão se beneficiar com este texto.

COMO FAZER?

1) Estabeleça uma rotina

Defina um procedimento padrão para a “noite da casa”. Escolha um horário a ser estabelecido para dormir, ou seja, ir para a cama. Faça um acordo familiar e se você estabelecer que a ordem é banho, jantar e cama, mantenha esta rotina sempre assim.

O horário ideal para dormir, do lactente até a idade pré-escolar, é entre 19:00 e 20:30 hs, pois além destes horários eles ficarão irritadiços.

Mantenha o horário estabelecido de forma fixa, todos os dias da semana, pois a irregularidade dificultará o adormecer

2) Acalme a criança

Ao cair da noite, fuja das brincadeiras mais agitadas, como jogar bola ou cantar “marcha soldado”. Para as mais agitadas, um banho morno sempre acalma.

3) Dê-lhe meia hora

Meia hora antes do horário de deitar, a criança deverá se preparar para dormir, ou seja, encerrará o que estava fazendo e iniciar a seguir o ritual da casa:

  • banho
  • escovar dentes
  • esvaziar a bexiga
  • vestir o pijama
  • preparar material escolar para o dia seguinte
  • orações da noite, etc., etc. e….cama

Aliás, sua própria cama e não a dos pais. Não se deite com a criança para fazê-lo dormir.

Criança pequena geralmente associa o ato de dormir com separação dos pais. Para fazer essa transição da melhor forma possível, se puder participe com ela desta última meia hora do dia.

4) “Desligue a casa” meia hora antes

Durante o período de aprendizado do sono, a “casa será desligada” na meia hora antes do horário estipulado para deitar, e deverá fazer parte do acordo entre TODOS OS MEMBROS DA CASA ( isto é de vital importância).

Assim, na hora de fazê-la dormir, diminua ou elimine todos os estímulos que nos faz permanecer em vigília, acordado, ou seja:- diminua a luminosidade, os sons, fale mais baixo e principalmente desligando a televisão. A casa não precisa de silêncio absoluto, mas mesmo os adultos têm dificuldade para dormir com nível alto de ruído.

5) Luz do quarto

Deixe a luz do sol entrar no quarto durante o sono da manhã e ou da tarde, para que a criança aprenda a diferir o dia da noite, quando o sono deverá ser mais prolongado.

O ideal é que a criança aprenda, desde recém nascido, a dormir em ambiente escuro, no período noturno. No entanto sabemos que algumas preferem dormir com alguma luminosidade. Se este for o caso, que seja tênue e que permaneça acesa a noite toda. Prefira luz azul e de roda-pé.

6) Sonecas durante o dia

Elas devem fazer parte da disciplina diária até 3 a 4 anos de idade e não deverão ser feitas depois das 16:00hs, pois este hábito trará dificuldade para o dormir a noite.

7) Nada de colo

Quando colocar seu filho para dormir, evite pegá-lo no colo ou acariciá-lo até que caia em sono profundo. Se ele se acostumar com tanto mimo, você não terá mais sossego. Se for recém-nascido, ponha-o no berço ou na cama, logo após arrotar.

8) Companhia

Ajude seu filho a escolher um brinquedo adequado que será seu companheiro de sono. Isto poderá dar lhe mais segurança durante este período. A leitura ou contar histórias ou cantar, contribuem para que as crianças relaxem e adormeçam mais facilmente.

Um beijo de boa noite encerrará este ritual que trará segurança e tranqüilidade para a criança.

9) Sair do quarto

A criança deverá estar ciente que os pais sairão do quarto durante o período de adormecimento, ou seja, antes do sono profundo, para que aprendam a dormir sozinhos, efetivamente e que possam recuperar o sono nos despertares noturnos.

10) Medicamentos

Caso haja necessidade, poderemos complementar com recursos homeopáticos.


A disciplina é um ato de educar com amor, educar é ensinar habilidades com valores, mas:

“A palavra educa, o exemplo arrebata!”