Artigos . O que são varizes?

Varizes

O termo “varizes” refere-se à presença de veias superficiais dilatadas, alongadas e tortuosas associadas à dificuldade de drenagem sanguínea dos membros inferiores. Constituem uma doença muito frequente na população de uma forma geral, chegando a acometer quase 50% dos brasileiros, sendo duas vezes mais comum em mulheres.

Existem diversas teorias que tentam explicar o aparecimento das varizes. Uma delas propõe um defeito próprio da parede venosa com perda da sua capacidade de retração e fragilidade aumentada; outra possibilidade seria um defeito primário das válvulas venosas, promovendo um aumento de pressão no compartimento venoso. O fator genético, associado a fatores anatômicos, assume grande participação na formação desses vasos insuficientes.

varizes

O paciente com varizes pode apresentar dor em membros inferiores, sendo muito comum a sensação de peso ou cansaço, associada a inchaço nos membros inferiores. Há alívio com repouso e elevação dos membros.

Fazem parte de uma síndrome clínica mais ampla, insuficiência venosa crônica, que tem, como outros componentes, a presença de manchas nos membros inferiores, conhecida como dermatite ócrea, e em casos mais extremos, a formação de feridas (úlceras varicosas).

O diagnóstico é, essencialmente, clínico. O Doppler venoso de membros inferiores auxilia no diagnóstico e fornece informações relevantes para o tratamento da doença, que pode ser clínico ou associado à cirurgia.

varizes1

O tratamento deve ser conduzido por um cirurgião vascular que, diante da variedade de apresentação clínica e do grande arsenal terapêutico disponível, pode propor a melhor conduta voltada para cada indivíduo.


Escrito por:

Dr. Klaus Andrade Severo

Cirurgião Vascular

CRM-SP: 147.202