Artigos . Estrias, eu?

Dra. Karina Gonçalves Nunes
crm 127.072
Dermatologista Gran Clinic


Estrias, eu?

Elas são “cicatrizes bem leves” causadas por uma força excessiva de alargamento da pele. Difíceis de prevenir, e mais ainda de se livrar, as estrias disputam com a celulite o topo da lista negra das mulheres. Para vencê-las, ou atenuá-las, a regra número 1 é entendê-las.

Os culpados

Não existe uma única causa para a formação das estrias. São vários os fatores que fazem com que elas apareçam, entre os quais obesidade, crescimento muito acelerado, hereditariedade, alterações hormonais, medicações e também a gravidez.

Basicamente, existem dois tipos de estrias. As avermelhadas são as mais recentes e têm essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Tratamentos antiestrias iniciados nessa fase tendem a alcançar melhores resultados porque, como as células continuam vivas, a capacidade regenerativa é maior.

As estrias brancas, no entanto, já estão consolidadas.Elas representam o aspecto final da estria e, como não há mais processo inflamatório, são mais difíceis de tratar.

Tratamentos e novidades

Os tratamentos com ácidos, peeling, dermoabrasão, intradermoterapia, carboxiterapia estão entre os mais comuns para a eliminação das estrias. Eles estimulam a formação de tecido colágeno e diminuem o efeito das lesões em relação ao restante da pele.

Já o laser de CO2 é um tratamento mais moderno, que provoca o fechamento dos pequenos vasos e promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes e/ou antigas.

Prevenir é sempre melhor que remediar

A prevenção é ainda a melhor forma de tratar os temidos risquinhos que atacam especialmente as mulheres, mas também os homens. Para proteger seu corpo das estrias, siga alguns conselhos simples no seu dia a dia:

– Procure hidratar e nutrir a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura das camadas internas.

– Evite usar roupas apertadas

– Mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios para fugir do efeito-sanfona.O engorda-emagrece, emagrece-engorda definitivamente não faz bem a ninguém.