Artigos . Laser e a moderna Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata.

A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo e por definição consiste na opacidade parcial ou total do cristalino, lente natural e transparente. A história da medicina mostra que esta patologia é conhecida há milhares de anos e o tratamento a cirúrgico evolui constantemente.
A principal queixa é a redução da acuidade visual, embassamento da visão, que ocorre lenta e progressivamente.

Atualmente, a técnica cirúrgica moderna para o tratamento da catarata consiste na utilização do laser de femtossegundo seguido pela facoemulsificação e implante de uma lente intra-ocular dobrável.

A tecnologia a LASER na cirurgia de catarata aumenta a precisão nas etapas realizadas anteriormente de forma manual, resultando em maior segurança e previsibilidade dos resultados esperados.

O LASER utiliza conceitos modernos e integrados. A imagem das estruturas oculares são dimensionadas por tomografia de coerência óptica, ou OCT (do inglês Optical Coherence Tomography), que informa com exatidão dimensões e espessuras permitindo ao cirurgião executar o planejamento cirúrgico de forma mais segura e reprodutível.

O laser utiliza a unidade de tempo denominada fentossegundo (fs) que corresponde a 10-15 segundos, ou seja, um milionésimo de um bilionésimo de segundo. O fentossegundo está para um segundo como um segundo está para 32 milhões de anos. A plataforma cirúrgica 3D integra em tempo real a imagem da tomografia óptica e a rapidez do laser, resultando em menor agressão aos tecidos oculares.

A moderna cirurgia de catarata refrativa conta ainda com a técnica minimanente invasiva da facoemulsificação e implante de lentes intra oculares dobráveis mono ou multifocais.
A associação destas modernidades resulta em recuperação mais precoce da acuidade visual, maior independência de óculos e maior satisfação do paciente após tratamento da catarata.


Dr Francisco Seixas Soares
Titulo especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Graduação e Pós graduação nível Doutorado pela UNIFESP / Escola Paulista de Medicina.
Diretor Médico Gran Clinic