Artigos . Vantagens do “Aparelho Autoligado”

Aparelho Autoligado

ODONTOLOGIA GRANJA VIANA

O que é aparelho autoligado?

Aparelho autoligado é aquele no qual as próprias “pecinhas” (bráquetes) possuem um clipe que prende o fio à própria peça. Ou seja, esse clipe do bráquetes exerce a função da famosa borrachinha colorida. O aparelho autoligado não usa a borrachinha colorida para prender o fio ao braquete Foi descoberto que a “borrachinha colorida” era uma espécie de obstáculo à movimentação dentária, ou seja ela oferecia um certo atrito, fricção.

O autoligado então apareceu para melhorar a movimentação dos dentes.

Higiene do aparelho

Apesar de ‘bonitinhas’, as ligaduras elásticas prejudicam e muito no desenvolvimento do tratamento, uma vez que, por serem muito porosas, são responsáveis pelo acúmulo de bactérias, gerando caries, tártaro e mau hálito. Além disso, um outro problema é que as borrachinhas causam muito atrito com o fio, fazendo com que o tratamento fique mais limitado, lento, mais dolorido, e muito mais prejudicial aos tecidos periodontais (o osso, a gengiva, além do dente).

Vantagens de usar o aparelho autoligado

• Maior rapidez em relação a aparelhos convencionais., pois não tem atrito das borrachinhas;
  • Redução significativa da força exigida para movimentação dentária;
  • Diminuição na sensibilidade dolorosa durante o tratamento;
  • Algumas consultas terão intervalos de até 120 dias, ideal para empresários e pessoas que viajam muito e não tem tempo para ir ao dentista com relativa frequência;
  • Diminuição no número de visitas ao dentista;
  • Mais higiênico;
  • Pode evitar extrações de dentes permanentes, pois o aparelho possibilita uma maior expansão do arco, sendo mais biocompatível.

Tipos de aparelhos autoligados

Aparelhos Autoligados "Estéticos"

Aparelhos Autoligados “Estéticos”

Aparelhos Autoligados "Metálicos"

Aparelhos Autoligados “Metálicos”

Os aparelhos autoligados são mais caros?

Por ser um produto novo e mais moderno, pode sair um pouco mais caro. Entretanto, colocando na ponta do lápis seus benefícios e principalmente a economia de tempo, o investimento compensa.

Agende uma visita e obtenha maiores informações a respeito desta tecnologia.